O que é a Arte de Anfitriar Conversas Significativas?

A Arte de Anfitriar é uma forma muito eficaz de aproveitar a sabedoria coletiva e a capacidade de auto-organização de grupos de qualquer tamanho. Partindo do pressuposto de que as pessoas dão a sua energia e disponibilizam os seus recursos para o que mais importa para elas – tanto no trabalho como na vida – a Arte de Anfitriar combina um conjunto de poderosos processos conversacionais para convidar as pessoas a agir e lidar com os desafios que encontram.

Grupos e organizações que usam a Arte de Anfitriar em suas práticas de trabalho relatam melhorias no processo de tomada de decisão, bem como processos mais eficientes e eficazes de desenvolvimento de capacidades, e uma maior capacidade de responder rapidamente às oportunidades, desafios e mudanças. Tipicamente, as pessoas que experimentam a Arte de Anfitriar relatam que ao final do processo se sentem mais competentes e capazes de ajudar a orientar as reuniões e conversas de que fazem parte, para que sejam direcionadas a resultados mais eficazes e desejáveis.

Utilizando todos os ingredientes de uma boa conversa

Então, por que conversar é tão poderoso? A conversa, mais do que qualquer outra forma de interação humana, é o lugar onde aprendemos, trocamos idéias, oferecemos recursos e criamos inovação. Entretanto, não é toda conversa que funciona assim.

Muitas pessoas participam em reuniões que desperdiçam tempo, conversas que mais parecem debates, e convites para participar que acabam por ser algo completamente diferente. As pessoas querem contribuir, mas não conseguem ver como. Líderes querem contribuições, mas não sabem como obtê-las.

A Arte de Anfitriar oferece uma mistura de alguns dos mais poderosos métodos para criar conversas abertas e significativas que gerem comprometimento e bons resultados. Trabalhando com uma gama de métodos de colaboração – como Circulo, Café Global (World Cafe), Investigação Apreciativa (Inquérito Apreciativo), Tecnologia do Espaço Aberto (Open Space), Café Pró-Ativo (ProAction Cafe), contação de histórias (storytelling) e muito mais – os praticantes podem adaptar a abordagem de acordo com seu contexto e propósito.

Uma arte que requer prática e cuidado

Mas isso é mais do que um conjunto de métodos – é também uma prática. É chamada de A Arte de Anfitriar, porque é uma arte tornar-se hábil em ajudar a nós mesmos e os outros a funcionarmos bem juntos, especialmente nestes tempos de crescente complexidade. Falamos sobre anfitriar, porque o que é oferecido aqui não é uma facilitação ou formação convencional. Damos atenção e cuidado a todos os aspectos do trabalho das pessoas em conjunto, com a intenção de anfitriá-las em serem bem sucedidas, assim como qualquer pessoa recebendo os convidados irá se certificar de que eles têm tudo o que precisam para que sua visita seja proveitosa.

A Arte de Anfitriar Conversas Significativas leva em conta todo o processo. Começa cuidando de todos os preparativos antes de os participantes se reunirem, depois o que acontece enquanto eles estão trabalhando juntos, e por fim, de que maneira os resultados da conversa – a ‘colheita’ – darão apoio aos próximos passos de forma coerente ao propósito e contexto do grupo.

A Arte da Colheita de Conversas Significativas

Qualquer um que cultive um jardim está se planejando para obter resultados. Seja o resultado uma fruta ou uma flor, um jardineiro está planejando uma colheita. Da mesma forma, toda pessoa que planeja anfitriar uma reunião também quer obter um bom resultado de seus esforços. Neste caso, a colheita pode ser na forma de um plano de projeto, ou um acordo para a ação ou um relacionamento melhor.

No que chamamos de comunidade Arte de Anfitriar, planejamos o desenho de nossa conversa em torno da colheita queremos produzir. Os resultados que estamos buscando ajuda a determinar quais os métodos e de que maneira os utilizaremos.

Continuamos a desenvolver nossa capacidade de colher e experimentar diferentes formas de colheita – imagens digitais, fotográficas, musical, mídias sociais, multimídia, narrativa – pode escolher! Entendemos que uma boa colheita é uma das maneiras mais potentes para assegurar que os acordos e decisões decorrentes de conversas significativas sejam levados à ação.

Sem estrutura organizacional formal

A rede da Arte de Anfitriar está se espalhando rapidamente e crescendo em todo o mundo. Crescemos à medida em que organizações, comunidades e pessoas de todos os tipos participam desta nova forma de trabalho que combina o melhor daquilo que todos nós sabemos sobre o poder da conversa. Nós estamos redescobrindo esta Arte, juntos.

A rede da Arte de Anfitriar não tem estrutura formal, nem legal, nenhum líder nomeado, nenhum programa de afiliação e nenhum órgão de controle. Ela é baseada em uma rede de praticantes, com comunidades locais de prática; é comprometida com a aprendizagem e generosa em compartilhamento e suporte.

Seu primeiro passo para se tornar um praticante é participar de algum encontro da Arte de Anfitriar – uma formação de 3 dias, que esteja sendo oferecido em algum lugar perto de você no mundo – ou talvez longe. Um grupo internacional de guardiões mantém o padrão de prática mais profunda e garante a qualidade das formações e a integridade da rede global.

 

Então, nós estamos de fato mudando o nosso mundo, estamos mudando nosso trabalho e estamos mudando a forma como trabalhamos.

Citação do documento "Saúde Pública Nova Escócia - Uma Jornada Rumo à Renovação”

Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar alguma coisa, construa um novo modelo que torne o modelo existente obsoleto.

Buckminster Fuller